segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Professora Sem Classe

Não costumo usar meu blog pra falar de coisas alheias às minhas meninas, em geral... Mas, neste final de semana, assisti a um filme que me fez pensar muito. Não no agility, mas na profissão que escolhi para mim, a de ser professora.

Sim, pra quem não sabe, sou professora. Dou aulas de História do 6º ano do Ensino Fundamental (antiga 5ª série) ao 3º ano do Ensino Médio. Nestas séries, trabalho com os adolescentes de 10 a 18 anos. Ser professora não é algo que, costumeiramente, as pessoas escolham ser. Infelizmente, pois posso garantir que é uma das mais gratificantes profissões que existem!! Claro, há muitos problemas, mas em que profissão não há??? Foi graças a essa profissão que desenvolvi um belo cisto nas pregas vocais. Sem problemas, é pra isso que existem as fonoaudiólogas!! Mas foi nessa profissão, também, que desenvolvi minha paciência, meu lado intelectual, meu senso de responsabilidade, e que encontrei uma forma maravilhosa de fazer amigos...

Enfim, como professora, vou falar um pouco sobre o filme estrelado por Cameron Diaz e Justin Timberlake, "Professora sem classe". Não sou crítica de cinema, nem nada... Só vou falar das minhas impressões sobre o filme, sob a ótica de uma professora...

No filme, Cameron Diaz interpreta Elizabeth Halsey, uma professora que, abandonada pelo noivo, se vê obrigada a continuar trabalhando na sala de aula. No entanto, Elizabeth não está interessada em ensinar absolutamente nada aos alunos, apenas em juntar uma grana para colocar silicone nos seios, acreditando que, assim, se tornará mais atraente para Scott Delacorte (Justin Timberlake), um professor da escola de família rica, que poderá sustentá-la. Para juntar esse dinheiro, ela fará tudo o possível e imaginável, desde pegar parte do dinheiro obtido pelos alunos em uma ação beneficente, até obter, por meios obscuros, o exame estadual que será aplicado aos alunos, cujo resultado implicará em um bônus para o professor da sala com as melhores notas...

Enfim, Elizabeth é uma professora nada convencional... E, na minha opinião, pior que isso: a personagem junta o que há de pior no professorado, e mostra um lado que, infelizmente, é o caso de muitos professores: desinteresse total pela educação. O final foi, para mim, surpreendente... E não leiam isso como um elogio. Ilógico, sem noção alguma e beneficiando um tipo de professor que me repugna... Tudo bem, deixando de lado minha revolta como professora, o filme acaba sendo bem fraquinho, Cameron não está em seu melhor papel.

Quem quiser, assista e me conte suas impressões... Não é um filme que eu, como professora e como alguém que espera algo a mais da educação, recomendo...

Segue o trailler e o link para a crítica escrita por Roberto Cunha no site adorocinema.com

http://www.adorocinema.com/colunas/professora-sem-classe-1195/

6 comentários:

  1. Me considero previlegiado por ser do tempo em que os professores eram valorizados. Recordo bem que quando no primário em escola estadual, minhas professoras chegavam de carros zero Km porque eram valorizadas financeiramente e mais que isso, eram respeitadas pelos alunos e pela sociedade.
    ... e olha que não sou tão velho assim, mas graças aos governos pós militarismo(não que eu seja a favor) os educadores foram desmoralizados nesse país. Uma pena.
    Camila, desejo muita sorte na sua profissão e parabéns por acreditar nessa função tão nobre.
    Sobre o filme..., é para isso que inventaram o controle remoto, basta um click.

    ResponderExcluir
  2. É só ler a sinopse do filme: professora que quer dar aula pra ganhar dinheiro e por silicone dos seios, e esperar o quê???

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkk....sinopse nada animadora, hein!
    Eu curtia as aulas de História, mas eu ia mal pra caramba nas provas...rsrs.

    ResponderExcluir
  4. Ah, gente... Vida de professor é assim, mesmo!!! Uns te amam, outros te odeiam, e por aí vai!!!

    Valeu, Miguel, pelo apoio... Quem sabe um dia eu também chego para trabalhar de carro zero km??? hahhahaha

    E Dani... História é MUITO legal!!!!

    ResponderExcluir
  5. Só de ler essa sinopse já me deixou com raiva...
    Isso que você falou que história é legal ainda ninguém me convenceu disso... rsrs
    Passa lá no meu blog que tem uma coisinha pra você!

    ResponderExcluir
  6. AMO História, mas não todas. Gosto de História do Mundo. Sul-Americana, Europeia, Americana, Japonesa... A Egípcia, então, é minha predileta!! Porém, não curtia História do Brasil. Sei lá, acho que porque é a que estudamos mais a fundo, e todas aquelas datas, nomes e revoluções me enlouqueceram.
    Também já me deixou p**a a sua sinopse do filme. Sem vontade alguma de ver.
    Assim como a Mariana, também dá um pulinho no meu blog pra dar uma lida no último post. =)
    Beijossssss!!

    ResponderExcluir