quinta-feira, 21 de abril de 2011

Aprendendo a lidar com um Border Collie

É... até pouco mais de um mês atrás eu não tinha a menor ideia do que era ter um Border... Via alguns na escola, sabia que eram danados, espertos e rápidos, e só! Até que resolvi ter um destes... Ai, ai, ai...

Ontem fui treinar a Bella e a Malu à noite... Minha Border ainda brinca com as barras no chão, e resolvemos que seria bom começar a ensiná-la alguns comandos importantes, como o "fica". Foi aí que começou minha agonia... Malu resolveu que não ia ficar, que queria fazer a pista do jeito que bem entendesse... Eu a chamava, ela não vinha... Rosnava para a Cacau, mordeu o Marco....

O Marco começou a me explicar algumas coisas:

1. A Malu quer ser a dominante na matilha dela... Isso inclui a minha pessoa, o que faz com que ela queira me mostrar que ela faz quando quiser, pois quem manda é ela!!

2. Tenho que ter o pulso mais firme com ela, se não, ela vai sempre me "zoar" nas pistas e mesmo na minha casa...

3. Agora que é um filhote, ela absorve tudo o que está a sua volta, e é por isso que é tão importante corrigi-la agora.

4. Borders são cães muuuuuito inteligentes e diferentes de todos os outros cães. Por isso, como lidar com eles também tem que ser diferente...

5. Outra informação importante: Nunca deixar a mente de um Border ociosa... Ele vai pensar em mil estratégias para aprontar...

Muita informação pra minha cabeça!! Será que todos os proprietários / condutores de Borders passam ou passaram por isso????

6 comentários:

  1. Assim como vc eu tb sou novata com Border. Sauza tem o mesmo comportamento. Qnd treino ela faz o "fica". Porém, se chega um cão perto da pista ou ela ouve os cães do canil latirem... Perdi a cachorra. Sai correndo em direção ao latido ou pro cão perto da cerca. Fica pra lá e pra cá, correndo.
    O Giovanni me disse a mesma coisa: "Pulso firme!". Fora as conversas com pessoas que têm Border a mais tempo. É isso mesmo: se não mostrar quem manda, eles mandam. Aos pouquinhos -- bem aos pouquinhos mesmo! -- tenho conseguido bons resultados com a Sauza.
    Vam'bora, Camila, juntas conseguiremos lidar com elas! =D

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila, alguns borders fogo mesmo! Com a minha mudança de postura com o Elvis (só usando reforço positivo), cada vez que ele começa a derrubar barra ou "me zoar" em treino, não falo nada, simplesmente acaba a brincadeira e ele vai pra caixa. Incrível ver a cara dele de "ué? Acabou?" Mas ainda ele compete comigo quando estou brincando de bolinha.... São eternas mudanças e superações com esses dogs rsss. Boa sorte com a Malu.

    ResponderExcluir
  3. O Kadu é um macho omega, acredito que até um gato domine mais do que ele! Hauahaua!

    Mas ele é dominador de corpos, se você começa a fazer carinho ele vai subindo, subindo..e quando você vê ele já está em cima! Com isso eu nem ligo, só empurrar!

    A única mania maléfica dele é o gen-do-pastoreio-mordedor-de-nariz, e esse eu tento sempre, sempre corrigir...

    Uma coisa bacana é pegar um clicker e ensinar o máximo de coisas que puder. O cão fica muito mais ligado! :)

    ResponderExcluir
  4. Border é Border. Não adianta. Acho que você deve seguir o caminho que a Marcela indicou. Clicker, truques, trabalho. BC não pode ficar muito pensando sozinho.

    E eu não acho que é mostrar quem manda, tem que mostrar que vocês são uma dupla, você não tenta se impor com um parceiro, você trabalha junto. Mostrar que se ela fizer o que você quer ela ganha.

    Tenho trabalhado com o Elvis há quase dois anos e te digo que ele melhorou demais o comportamento dele depois que começou a receber estímulo positivo e não mais o negativo, só o positivo.

    Agora, fica é algo que deve ser treinado mesmo, mas não dentro de pista e é apenas uma questão de postura.

    ResponderExcluir
  5. Gente, valeu pelas dicas!!! Que bom que todos passam ou já passaram por essas situações!!
    Sei que ela ainda é filhotona, e que isso vai passar com o tempo, disciplina e treino...

    Fabiano, nunca tinha parado pra pensar por esse lado, da parceria... Às vezes, coisas óbvias nos passam despercebidas... Obrigada!!!

    Qualquer evolução, vou avisando vocês!! Valeu, gente!!

    ResponderExcluir
  6. Putz Camila, tinha escrito um montão pra você e na hora de entrar com a conta do google pra me identificar, o treco apagou TODA a mensagem. Nem consigo escrever tudo aquilo de novo. Depois a gente conversa melhor, ok?.
    Paciência e boa sorte.
    Renato, Camila e Cia

    ResponderExcluir