segunda-feira, 25 de abril de 2011

História das meninas (Parte II - Cacau e Malu)

Segundo post sobre a história das meninas... Este, farei duplo, com a Cacau e a Malu.
A Cacau também tem uma foto no painel do carro... Só a Malu
ainda não tem, mas, acredito eu, ela não cabe mais lá...
A Cacau chegou na minha casa em junho passado... Ela e mais duas irmãs foram abandonadas na porta da Clínica Veterinária em que eu levava a Bella, quando não tinham nem aberto os olhinhos... Achamos que uma companhia seria bom pra Bella, além de toda a minha família ter se apaixonado pela "pretinha básica" da clínica.
Qual não foi a nossa surpresa quando descobrimos que a Cacau era igualzinha à Bella: arteira, destruidora, mas linda!!! Resultado: vai pro Agility também!!! Não quis, com ela, fazer adestramento, achei que pra Cacau o Agility era mais indicado, já que ela tem muuuuita energia pra gastar... E como corre essa bichinha!!! Já tem até apelido na Cãopetição: “Mamba Negra”... Ela já participa dos Opens da escola e, em breve, deve estrear no Iniciantes, por aí...
Minha história com a Malu é um pouco diferente... Eu mesma, nunca tinha comprado um cão. Meus cães sempre foram ganhos ou recolhidos na rua, mas nunca comprados. Quando me embreei nos caminhos do Agility, descobri a raça Border Collie: uma raça de cães rápidos e muito inteligentes, que, no Brasil, é a favorita para praticar Agility. Pensei longe: “Puxa, quando eu estiver mais experiente, quero ter um Border também! Mas quero um Red Merle”. O Red não veio, a experiência ainda não, mas o Border, sim!!
Afinal, nasceram os filhotes do casal Nicole e Cirillo, cães do Renato Achôa e da Camila, e quando vi a Malu (que na época era Pepita), minha vontade de um Red Merle foi pro espaço... E a Malu pra minha casa!!  A pequena já está na escola, mas ainda só na brincadeira... Provavelmente, aprenderá a fazer túnel logo. 
Apesar do "trabalho" que está me dando (mas que eu já vi que TODO filhote, principalmente de Border, dá...) ela aprende rápido... Vai caber à condutora dela aprender a acompanhá-la!!


sábado, 23 de abril de 2011

Cacau Snoopy

Quem nunca teve um cão / gato que lembrava um personagem de desenho animado??
















Qualquer semelhança, é mera coincidência...

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Aprendendo a lidar com um Border Collie

É... até pouco mais de um mês atrás eu não tinha a menor ideia do que era ter um Border... Via alguns na escola, sabia que eram danados, espertos e rápidos, e só! Até que resolvi ter um destes... Ai, ai, ai...

Ontem fui treinar a Bella e a Malu à noite... Minha Border ainda brinca com as barras no chão, e resolvemos que seria bom começar a ensiná-la alguns comandos importantes, como o "fica". Foi aí que começou minha agonia... Malu resolveu que não ia ficar, que queria fazer a pista do jeito que bem entendesse... Eu a chamava, ela não vinha... Rosnava para a Cacau, mordeu o Marco....

O Marco começou a me explicar algumas coisas:

1. A Malu quer ser a dominante na matilha dela... Isso inclui a minha pessoa, o que faz com que ela queira me mostrar que ela faz quando quiser, pois quem manda é ela!!

2. Tenho que ter o pulso mais firme com ela, se não, ela vai sempre me "zoar" nas pistas e mesmo na minha casa...

3. Agora que é um filhote, ela absorve tudo o que está a sua volta, e é por isso que é tão importante corrigi-la agora.

4. Borders são cães muuuuuito inteligentes e diferentes de todos os outros cães. Por isso, como lidar com eles também tem que ser diferente...

5. Outra informação importante: Nunca deixar a mente de um Border ociosa... Ele vai pensar em mil estratégias para aprontar...

Muita informação pra minha cabeça!! Será que todos os proprietários / condutores de Borders passam ou passaram por isso????

domingo, 17 de abril de 2011

III Open Cãopetição - 8ª Etapa

Hoje aconteceu mais uma etapa do III Open da Cãopetição... Casa cheia, com muitos alunos e muitas duplas de fora, também!! Eu adoro essas ocasiões, é muito bom trocar ideias, experiências e risadas com outros apaixonados por cães e pelo Agility!!

Comecei a participar com a Bella dos Opens ano passado. Aliás, as minhas expectativas naquela época com minha Golden não eram das melhores... A Bella conseguiu terminar a primeira pista dela depois de umas três etapas. Ela sempre "ia pra galera", dispersava, brincava com o pessoal no alambrado, mas o importante é que se divertia muito e que, mesmo com esses resultados, não desistimos...

E hoje... a Bella foi espetacular! Participamos da Categoria Iniciantes (onde estamos desde o início do campeonato deste ano) e fizemos pistas extras no Intermediários. E a Bella conseguiu o ouro nas duas!!! Foi o primeiro ouro dela nos Opens da escola! Falávamos, até, na "maldição do 3º lugar", pois, desde o início da temporada, na categoria Iniciantes, TODAS as medalhas da Bella eram de 3º lugar!!

Mas hoje ela me supreendeu! Estava atenta, rápida, fez as zonas com perfeição (saindo só ao meu comando - coisa que ela não fazia, mas treinamos arduamente nas últimas duas semanas), não correu na minha frente, e terminou as quatro pistas em que entrou zeradas! Hoje fomos uma dupla em total sintonia! 

O resultado da Cacau também foi ótimo!! Ficamos em 4º lugar na Categoria Iniciantes, que é a única em que a Cacau entra no momento... Ela é muito rápida, mas inexperiente, o que a leva a querer correr pra qualquer lado, fazer qualquer obstáculo... Hoje ela fez duas pistas muito boas, feliz da vida, latindo e curtindo de montão!!

Com a Flecha, Border Collie do Marco, na Categoria Graduados eliminei a primeira pista, mas zeramos a segunda... Aliás, diga-se de passagem, ô pistinhas difíceis!!! Eu e a Flecha estamos mais amigas, ultimamente... Acho que estamos ganhando a confiança uma da outra. Vamos ver o que o futuro nos reserva...

A Malu foi só a passeio... Socializou com os outros cachorrinhos no final do Open e brincou bastante... Bem coisa de filhote... Quem sabe, em breve, ela não apareça no Inciantes???

Depois coloco fotos do dia de hoje... Infelizmente não levei minha câmera, e preciso pegá-las com o pessoal mais previnido que eu...

sexta-feira, 15 de abril de 2011

História das meninas (Parte 1 - Bella)

Bem... Sou professora de história... Sendo assim, achei que valeria a pena ter um post com a história das pequenas e do meu ingresso no Agility... heheheh... Vou começar pela Bella, que é a mais velha das garotas...

Bella com dois meses voltando do Reveillon na praia
A Bella eu ganhei no Natal de 2009. Foi com ela que comecei a pensar em adestramento, pois, como bom filhote de Golden, ela destruía tudo na minha casa!! Antes mesmo de ganhá-la, fui com meus alunos para a viagem de formatura e encontrei por lá um grande amigo meu, professor de Educação Física e adestrador (esse detalhe eu não sabia...), o Renan Sponchiatto... Assim que ganhei a Bella e constatei seu poder de destruição, percebi que era hora de procurar ajuda... Recorri ao Renan, claro, que trabalhava como adestrador na Cãopetição. Foi aí que conheci o Agility, meio que por acaso...

Quando começamos, a Bella então com quatro meses, eu achava que não ia dar, não... ela era esperta, mas muuuuuito dispersa... Pulava em mim o tempo todo, via uma borboleta e já fugia da pista, coisas do tipo... Resolvi arriscar mesmo assim, acreditando que, quem sabe um dia, ela conseguiria fazer todas aquelas coisas que os outros cachorros da escola faziam! Mas imagina, a minha Golden fazendo slalon??? NUNCA!!!

Eu??? Bem... Eu precisava de ajuda também!!! Nunca fui de praticar esportes, sempre fui meio pata demais, mas como foi amor à primeira vista com o Agility, percebi que era hora de tentar mudar minha visão sobre as atividades esportivas..

Sobre o Slalon, não é que a Bella aprendeu??? Hoje ela faz tudo, rampa A, passarela, gangorra.. O próximo passo é ensinar a mesa... Não se dispersa mais, participa dos Opens da escola e dos Campeonatos Paulista e Brasileiro... em breve, deve estrear no Grau 1, aí será um novo desafio... Mas que, eu descobri, a Bella é plenamente capaz de superar!!!

E eu estou aqui!!! Apaixonada pelo Agility e treinando quatro cães (além das minhas meninas, treino a Flecha, do Marco)... Continuo pata, sim, mas acho que a tendência é melhorar... Pelo menos, assim espero!!!

Aniversário de um ano da Bella... Detalhe da Cacau tentando roubar um pedaço do bolo...



domingo, 10 de abril de 2011

Apresentação

Pois é... Aqui estou eu, com um blog!! Resolvi criar um destes pra poder compartilhar meus problemas, minhas dúvidas, minhas ansiedades e meus sucessos com minhas meninas... Não, não são minhas filhas, embora, muitas vezes, eu as trate como crianças... São minhas cachorras!!!

Sim... tenho três... Bella (Golden Retriever), Cacau (SRD) e Malu (Border Collie). A Bella tem 1 ano e seis meses, a Cacau fará um ano no próximo dia 20 e a Malu é a bebezona do trio... Tem cinco meses!

As três fazem Agility, embora, por enquanto, só a Bella participe de competições oficiais. A Cacau ainda participa somente das competições da escola em que treina (Cãopetição, em Santo André) e a Malu só brinca, mas tem potencial...

Das duplas que formamos, ainda quem tem a maior dificuldade sou eu!! Elas, mesmas, são lindas, ágeis, dedicadas... Mas a condutora.... tomara que ela aprenda, viu!!

Seguem fotos das meninas!!

Bella
Malu



Cacau