quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Blue e Guiça, tristes perdas...

Ontem e hoje foram dias de extrema tristeza para o Agility. Ontem, o meio agilitístico brasileiro perdeu um de seus ícones, Blue (Border Collie do Dan Wroblewski), e hoje perde uma pequena estrela em ascensão, Guíça, BC do Fabi Estigarribia.

Dan e Blue
É incrível como nos apegamos a esses companheiros... Conversando com o Marco hoje sobre isso, falei que, dadas as devidas proporções, a perda de seu "cãopanheiro" de agility deve ser algo próximo à perda de um ente querido. O esporte faz com que nos tornemos muito mais próximos dos nossos cães do que éramos antes. Muito mais ligados. Muito mais companheiros. Isso não significa humanizar o cão. Significa humanizar a nós mesmos, em um mundo cada vez mais desumano.

Cães são seres divinos, acho eu... Foram enviados por Deus para tentar nos ensinar a ser pessoas melhores, e acho que possuem uma capacidade de perdão próxima a Dele. São especiais, independente de tudo. Perdoem-me aqueles que não gostam de cães, mas estão perdendo a possibilidade de ter um amigo para a eternidade...

Eu fui criada aprendendo a respeitar incondicionalmente os animais. Sempre tivemos cães, gatos, passarinhos e peixes em casa. Minha bisavó costumava dizer que quem não gosta de bicho não gosta de gente. Acho que por isso aprendi tanto a amar esses companheiros. 

Guiça
Quando um deles se vai, a dor é insuportável. Só quem os ama como a gente pode ter uma ideia. Os demais vão pensar que é muita coisa para um simples cão. Simples não, UM cão, O cão. Aquele que é simplesmente tudo de bom... 

Há uns tempos atrás, li um livro muito bacana, chamado "Todos os animais merecem o céu", do Marcel Benedeti. Ele mexeu bastante comigo, me trouxe um consolo muito grande. E a certeza de que, um dia, poderemos nos reencontrar com todos aqueles que amamos e nos deixaram cedo demais. Todos, inclusive nossos tão queridos amigos de quatro patas...

Ficam aqui meus sentimentos pela perda destes tão queridos amigos, Blue e Guiça, e meu ombro, sempre que precisarem... Força, Dan, Fabi e família!

Um comentário:

  1. Brigado Camila, está sendo muito difícil pra nós, mas o tempo cura e ainda temos os dogs que ficam que precisam de carinho.

    ResponderExcluir