sábado, 7 de maio de 2011

Um dia de cada vez...

Esta é a minha nova filosofia de treinos...

Ontem tive treino da Malu novamente. Ela estava terrível, desconcentrada, não queria saber de fazer nada. Fugia nas pistas, sentava na frente do salto (como quem diz: "não quero e não vou fazer"), nada a agradava, brinquedo, bifinho, bolinha, nada...

Saí de lá meio chateada. Eu esperava mais dela, achava que seria rápido ensiná-la, que ela teria um gosto enorme pelo Agility. O Marco me disse: "pra que ela faça, primeiro de tudo ela precisa querer fazer e gostar de fazer. Mas, calma, tudo se ajeita!". Pois é... Voltei meio triste pra casa. Pensei: "pelo menos a Bella e a Cacau gostam... Onde eu erro com a Malu??" Esqueci que ela é OUTRO cachorro... Outra raça, outro temperamento... Isso também acontece com seres humanos, não é? Cada um tem uma preferência, um gosto, uma vontade...

O Marco pediu que eu a levasse hoje de novo pra gente tentar uma estratégia diferente. Fui. Cheguei lá sem grandes expectativas. A Rita, banhista do Pet shop, me disse uma coisa muito importante: "não tem dias que você também não tá a fim de fazer? Por que ela tem que estar sempre disposta?". Não sei se tem fundo científico (a vontade dos cães...), mas tem muito sentido o que a Rita falou...

Aí, usamos um petisco melhor, diferente, mais atrativo. Resultado: a Malu fez tudo bonitinho!! Coincidência, ironia do destino, ou simplesmente um trabalho que deu certo, uma coisa é certa: não vou ficar me preocupando com o futuro, me cobrando e, principalmente, cobrando a Malu. Se ela gostar e quiser seguir nessa vida de Agility, que bom. Se não, ela será uma ótima cadelinha de companhia... O segredo vai ser viver (e treinar) um dia de cada vez...

5 comentários:

  1. Camila, relaxa. É o q. a Rita falou. E Malu queria BRIN-CAR. O petisco mais apetitoso funcionou, certo? É isso. Usa algo mais atrativo para ela fazer as coisas e ganhá-los.

    Mas é tudo questão de tempo! =) Só não a pressione, pq eles sentem muito a nossa energia. Brinque sempre, não frustre. Eu sou mais ou menos o roto falando do esfarrapado, mas eu posso garantir q. essa dica é verdade.

    Beijos enormes e confie, brinque, que Malu vai mandar benzão!!

    Beijossss!!

    ResponderExcluir
  2. Mas é assim mesmo, tem dias que os treinos são lindos e tem dias que dá depressão. Lembre-se que acima de tudo ela é uma criança, conhecendo o mundo, e tudo ao redor é uma grande distração. Não a culpe, deixa ela curtir as fases da vida! Você vai ver que sem pressão logo-logo ela vai estar 100% atenta em você. BCs são inteligentes, aprendem mais rápido..mas também são cães! :)

    ResponderExcluir
  3. Hehehe...eita menina apressada...kkkk! Calma... que tudo se ajeita...hehehe!

    ResponderExcluir
  4. Vanessa, obrigada!! Nessas horas de desânimo e cobrança, lembro sempre de um post que você escreveu no seu blog sobre isso!! E me animo de novo!!

    Marcela, você tem TODA razão!! Não tinha parado pra pensar que ela ainda é uma criança descobrindo o mundo...

    Valeu, gente...

    ResponderExcluir
  5. Oláá! Primeiro de tudo, adoreiii o Blog! Sempre passava aqui, dai agora, resolvi comentar, por causa do post...Essas coisas de treino são assim mesmo...eu to mega começando nessa vida de agility, junto com uns amigos, e nossa, sempre acontece isso...Se não é um, é outro que desanima em algum treino...Mas aprendi a ver que é super normal, e que aos poucos, como o Marco disse: as coisas se ajeitam! Força ai, não desempolga não, que tuuuudo dá certo! Resolvi comentar, porque é uma coisa que eu to vendo direto, então, pra vc ver, que isso acontece e muuuito!!! ;) Beeijão!!

    ResponderExcluir