sábado, 23 de julho de 2011

Aprendendo a lidar com um Border Collie - parte 2

Há uns quatro meses atrás, escrevi sobre minhas primeiras experiências ao lidar com um Border Collie. Estava desesperada, confusa, com um monte de informações, sem saber direito como aplicá-las. Hoje, as coisas já estão diferentes!!

Nos treinos, a Malu tem se comportado dez vezes melhor!! O "fica" é um comando que ela já assimilou. Isso consegui com uns exercícios básicos e simples que comecei a fazer em casa. Quando vou dar comida para as meninas, por exemplo, ela é a última a receber. E, além disso, eu só a deixo comer depois que ela fizer o "fica" bem direitinho. Tenho colocado o prato na frente dela, bem embaixo do nariz, mesmo. Aí, mando ela ficar e me afasto. Ela olha pra mim e pra comida, pra mim e pra comida. Quando falo: "ok, pode comer", é que ela come, realmente.

Mas a principal mudança que fiz foi mostrar que ela é igual às outras cachorras de casa, ou seja, ela não é melhor que ninguém por ser um filhote! Filhotes são fofos, meigos, carinhosos e muito "pidões". Por isso, nossa tendência é dar mais atenção pra eles do que para os demais. A Malu estava (e ainda está, às vezes) com a mania de exigir atenção quando estou fazendo carinho nas outras, principalmente na Cacau. Quando vou passar a mão na cabeça da Cacau, a Malu late, pula, avança nela e depois corre pra receber meu carinho. Agora, cada vez que vou fazer carinho na Cacau e a Malu começa com isso, eu a empurro levemente e falo: "não, é a vez da Cacau!", virando as costas para ela. Quando termino com a Cacau, chamo a Malu e faço carinho nela também. E ela tem esperado a vez dela...

No treino, isso tem refletido. Ela está mais focada (embora ainda me dê uns perdidos, às vezes...), só sai ao meu comando, já aprendeu túnel, pneu e casinha certinho e está começando a passarela. Não tem mais rejeitado os petiscos, mas ainda não quer pegar brinquedos. Parece que tem pego gosto pelo Agility...

Pelo jeito, minha mudança simples de postura (não mudei radicalmente, e nem entrei com reforço negativo) refletiu nos treinos e em seu comportamento em casa. Claro, não posso esperar um milagre, ela tem um temperamento difícil e ainda está aprendendo, mas sua evolução tem sido visível. Realmente, Borders são cães muuuuuito inteligentes e diferentes dos outros. Aprender a lidar com eles, é um desafio para qualquer um...

3 comentários:

  1. É, Cam... Estamos passando pelos MESMOS problemas!! Aliás, valeu pela dica!! Eu tb qnd vou fazer carinho na Brisa e na Cocota a Sauza vem um ciúmes fenomenal. A Brisa, então, é atropelada qnd vem me pedir carinho ou qnd a chamo! Sauza passa como um trem por cima dela!
    Vou passar a fazer isso. =)

    Fico feliz que Malu tenha melhorado! Viu? É questão de postura, de tempo, de treino. Parabéns pelas conquistas com ela! =D Passos de bebê!!

    Beijos enormes!!

    ResponderExcluir
  2. É, Van... Ela melhorou muito!!

    Espero que dê certo o que fiz com a Sauza, também... Como eles são ciumentos, não??? A Malu é uma coisa de louco!!!!

    Dia 07 ela estreia no Open... Vamos ver como será!!!

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  3. Ihh nem me fala, o Kadú quando vê que estou dando atenção para outro chega-chegando, dando cabeçadas bordolinas nos outros e "minhocando" para cima! UHuhauhauhauha terrível!

    ResponderExcluir